Folders, também conhecidos como folhetos ou brochuras, são uma ferramenta de comunicação versátil para empresas, eventos e projetos. Eles podem transmitir informações de forma concisa e visualmente atraente. São uma ótima opção para resumir o assunto de um evento ou para informar sobre um produto ou serviço.
Neste artigo, exploraremos como criar folders que se destacam e capturem a atenção do público. Assim, você consegue facilitar a comunicação entre a sua empresa e seu público de forma indireta. Além disso, também é um excelente meio de divulgação de um serviço ou produto.
1. Defina o Objetivo do Seu Folder
Definir o objetivo do folder é o primeiro passo para garantir que ele cumpra sua função. O objetivo pode variar desde promover um produto ou serviço específico, informar sobre um evento ou iniciativa, até educar o público sobre um determinado assunto. Com um objetivo claro em mente, é mais fácil desenvolver o conteúdo e o design de forma consistente. Isso ajuda a garantir que todas as informações incluídas no folder sejam relevantes e contribuam para alcançar a meta estabelecida. Por exemplo, se o objetivo é promover um novo produto, o folder deve destacar seus benefícios, características principais e como ele pode atender às necessidades dos clientes.
Além disso, a definição do objetivo orienta a distribuição e o público-alvo do folder. Compreender quem é o público e o que você deseja que eles façam após ler o folder é muito importante. Isso influencia o tom da linguagem, o estilo visual e até mesmo o formato do folder. Se o objetivo é atrair novos clientes, o conteúdo deve ser persuasivo e focado nos benefícios para o público. Se o objetivo é educar, o foco deve estar em fornecer informações de forma direta e simples.
2. Escolha um Design Atraente
Use cores que refletem a essência da sua marca, uma dica é usar a paleta de cores do seu logo. Cores vibrantes podem chamar a atenção, enquanto tons suaves transmitem elegância e refinamento. Outra atenção necessária é a escolha das fontes, pois ela interfere no entendimento do conteúdo, então opte por fontes legíveis e evite estilos extravagantes que dificultem a leitura.
Os detalhes do design fazem toda a diferença no resultado, já que o posicionamento do conteúdo pode influenciar no entendimento. É importante criar um fluxo de raciocínio para dispor os textos e imagens nas seções do folder.
3. Utilize Imagens Relevantes
Use imagens de alta resolução, pois fotos nítidas e ilustrações bem escolhidas podem enriquecer seu folder. Um ponto importante, é que as imagens devem estar alinhadas com a mensagem, a imagem deve completar a informação. Evite imagens genéricas, uma vez que pode diminuir a credibilidade e cuidados com direitos autorais, ao invés disso, procure usar imagens autorais.
4. Destaque as Informações Importantes
Seja direto ao ponto, destaque os benefícios do produto, características relevantes ou detalhes essenciais do seu negócio. Use tamanhos de fonte diferentes para destacar informações importantes e chamar atenção para algum ponto. Essa estratégia ajuda a deixar as informações claras para o público, além de ajudar na organização das seções do folder.
Outro ponto importante, é a escolha das cores para destacar algumas palavras no texto, pois a cor precisa estar alinhada com a identidade visual do folder. Tenha cuidado para não pesar na mão, destacar palavras demais pode confundir o público e criar o efeito contrário ao que você deseja.
5. Organize em Seções ou Painéis
Um folder pode ter diversos tipos de dobras, seja somente dobrado ao meio, ou em formato de sanfona, então escolha a dobra que faça mais sentido para o seu conteúdo. Divida os tópicos apresentados de forma que crie uma linha de raciocínio e a informação seja passada de maneira mais objetiva. Crie seções com cabeçalhos e títulos para direcionar as pessoas para os tópicos como benefícios do produto, características e meio de comunicação com a sua empresa.
Na divisão de seções, tenha cuidado para criar um fluxo que leve seu cliente a entender o que você propõe com o folder, seja educar ou informar sobre um serviço/produto. É importante também, deixar as imagens ou ilustrações posicionadas próximas ao texto a que ela se refere para não ficar confuso.
6. Inclua uma Chamada à Ação (CTA)
Todas as vezes que você usa um material para divulgar um serviço ou produto, você precisa pensar no que você quer que o público faça. Seja claro sobre a próxima etapa que ele deve seguir, seja fazer uma ligação, visitar um site ou comprar um produto. Deixe bem explicado o que ele deve fazer e não deixe de colocar o site, ou telefone para entrar em contato ou como pode realizar a compra do produto. Entretanto, tenha atenção para não criar muitas etapas, já que pode entediar o cliente, levando-o a desistir do processo.
7. Pratique e Peça Feedback
Peça a colegas ou amigos para revisarem seu folder, para verificar a compreensão da mensagem. Eles podem identificar erros e sugerir pontos de melhoria. Ter um texto coeso e coerente é imprescindível para expor o seu serviço, produto ou ideia e gerar confiança com o público.
Não esqueça de fazer um teste impresso para testar a dobra e como o layout e as cores ficam no resultado final. Ter uma versão de teste para verificar como ela fica fisicamente é essencial, uma vez que, com isso é possível identificar se existe necessidade de alterações em algum ponto.
Criar folders interessantes requer equilíbrio entre design, conteúdo e qualidade de material. Com criatividade e atenção aos detalhes, você pode produzir materiais que impressionam e comunicam de forma eficaz.
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