loader image

Guia Básico para Criar uma Apresentação Eficaz

Compartilhe esse post

As apresentações visuais são fundamentais para a comunicação nos negócios e na educação. Elas podem inspirar, informar e até mesmo incentivar uma negociação importante, pois ajudam a deixar a proposta clara. É possível explorar as ferramentas de softwares para deixar sua apresentação com um aspecto profissional. 

No entanto, criar uma apresentação eficaz não é tão simples quanto jogar algumas palavras em slides e esperar pelo melhor. É preciso investir tempo e se dedicar para ter uma apresentação cativante e causar uma boa impressão do seu negócio. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a criar uma apresentação excelente.

apresentações eficazes

 

1. Conheça seu público

Antes de começar a criar seus slides, pergunte-se: quem é o público? O que eles querem ou precisam saber? Adaptar sua apresentação ao público é fundamental para adequar a linguagem que você utilizará na sua apresentação. Se você está falando com especialistas em uma área técnica, pode usar termos mais específicos, mostrando-se mais inteirado do assunto. Se o público é mais amplo, mantenha as coisas simples, acessíveis e a linguagem mais informal, para facilitar  o entendimento. 

2. Estrutura clara e concisa

Uma apresentação eficaz tem uma estrutura clara, simples e sem muita informação. Comece com uma introdução que estabeleça o contexto do assunto e apresente em um texto direto ou mostre os pontos em tópicos. Em seguida, desenvolva os pontos principais em uma sequência lógica, deixe alguns slides para isso e use elementos como gráficos e imagens. Finalmente, conclua com um resumo e uma chamada à ação. 

Evite slides excessivamente longos ou confusos, uma vez que aumenta a probabilidade da audiência ficar entediada e se dispersar. Isso pode gerar frustração e a mensagem pode não ser passada corretamente. Então, apresente suas informações de maneira objetiva, com a finalidade de engajar seu público.

3. Design limpo e coerente

O design dos slides é essencial para demonstrar profissionalismo. Primeiro crie um layout para usar durante toda a apresentação e assim ter um visual coerente. Use uma fonte legível e mantenha o padrão em todos os slides, isso é importante para manter a simetria e não destacar pontos não relevantes. 

 Evite encher os slides com informações demais para não desviar a atenção do público, destaque os pontos principais com cautela. Use imagens de boa qualidade, gráficos e ícones com as cores do layout para o visual todo estar em harmonia. Mantenha a paleta de cores consistente com a identidade visual da sua marca.Lembre-se que um elemento só é útil quando ele te ajuda a se comunicar e a engajar-se com o público.

4. Use Recursos Multimídia com Sabedoria

Vídeos, áudios e animações podem enriquecer sua apresentação, deixar as informações mais objetivas e assim facilitar o entendimento do conteúdo. Entretanto, use-os com moderação para não sobrecarregar a audiência e perder a atenção deles. Esses efeitos devem complementar o conteúdo, exemplificar e não distrair o público. Aqui nesse ponto, voltamos à importância de conhecer sua audiência, assim, você adequa melhor os efeitos e recursos visuais.

Não se esqueça de verificar se todos os recursos funcionam corretamente antes da apresentação, uma vez que nem todos os lugares conseguem reproduzir o que você precisa. Por exemplo, se você for usar um vídeo ou um áudio, é preciso de recursos no local para isso.

5. Treine e Peça Feedbacks

Lembre-se de que é você quem conduz a apresentação, então alinhe a sua fala com o que está nos slides. Se sentir necessidade, use os recursos para te lembrar de pontos importantes e assim conecte sua apresentação oral com o que está sendo apresentado. Peça para amigos e familiares te ajudarem com feedbacks. Muitas vezes não percebemos alguns pontos, e uma segunda opinião pode melhorar a sua apresentação. Seja autêntico, sorria e mantenha contato visual com o público. A confiança e a autenticidade são essenciais.

Durante os treinos não se esqueça de tomar cuidado com os vícios de linguagem, adeque sua oralidade ao público pretendido, e de maneira alguma use palavras depreciativas ou de baixo calão.

Como a DYD te ajuda?

A DYD te auxilia não só no design da sua apresentação mas a comunicar sua mensagem de maneira simples e eficaz. Nossa equipe é especialista e te ajuda a criar uma apresentação profissional e objetiva para destacar a sua marca no momento da apresentação.

Conte conosco para ter um resultado incrível, que transformará suas apresentações corporativas e crie uma boa impressão para a sua marca. Entre em contato para juntos desenvolvermos um visual exclusivo para o seu negócio e te tornar referência no seu nicho de mercado.  

Inscreva-se em nosso newsletter

Receba atualizações e aprenda com os melhores

Leia mais

UX & UI

Busca constante em impressionar não apenas os consumidores, mas também em garantir a satisfação do cliente. Nosso time especializado em UX/UI está comprometido em proporcionar a melhor experiência de navegabilidade possível, focando em recursos intuitivos e personalizados para cada usuário. Utilizamos processos como mapeamento e desenvolvimento de persona para garantir uma abordagem precisa e centrada no usuário, visando não apenas atrair, mas também fidelizar sua audiência ao longo do tempo.

Descubra como nosso time especializado em UX/UI pode criar recursos intuitivos e personalizados para cativar e fidelizar sua audiência.