As embalagens desempenham um papel fundamental na apresentação de um produto. Elas são um ponto de contato muito importante entre a marca e o consumidor, então precisam refletir sobre a identidade da sua marca. Também são usadas não apenas para proteger o produto, mas também instruir o público sobre as informações de uso e características relevantes.
Além do apelo visual, a embalagem deve contar uma história que conecte com o consumidor. Incorporar elementos de storytelling no design pode criar uma identificação emocional, diferenciando seu produto da concorrência. Detalhes como uma mensagem personalizada, uma descrição envolvente do produto ou informações sobre o compromisso da empresa com a sustentabilidade podem enriquecer a experiência do consumidor. Uma embalagem bem pensada não só atrai os olhos, mas também comunica a proposta de valor do produto, incentivando a compra e fidelizando o cliente.
1. Faça algo adequado ao seu produto e público
Criar embalagens marcantes para seus produtos começa com um profundo entendimento do seu público-alvo e da identidade da marca. A embalagem deve refletir a essência do produto e da empresa, transmitindo os valores e a personalidade da marca de forma clara e atraente. Logo, antes de começar a projetar sua embalagem, entenda o produto que ela conterá e quem é o público-alvo. Entenda as necessidades do seu produto, será uma caixa, uma sacola? O que ficará melhor?
2. O design precisa ser atraente e funcional
Utilize cores, tipografias e gráficos que se alinhem com a identidade visual da marca e que também atraiam a atenção do consumidor. Evite sobrecarregar a embalagem com informações desnecessárias. Um design limpo e simples é mais atraente e de fácil compreensão das informações úteis sobre o produto. Escolha fontes que sejam fáceis de ler e que estejam de acordo com a identidade visual da marca. Crie ilustrações exclusivas para estampar a embalagem, seja para demonstrar o produto ou como uma forma de contar a história do produto.
Mas atenção na escolha das cores, uma vez que ela reflete a personalidade da marca e precisa fazer sentido para o público, por exemplo, para crianças, cores mais vivas podem ser mais interessantes. Use cores que conversem com o produto. Se o produto for mais sofisticado, cores mais neutras, podem refletir melhor a relevância do item.
3. Materiais Criativos
A escolha dos materiais também exige atenção, pois comunica a qualidade e o envolvimento da empresa com a sustentabilidade, fatores cada vez mais valorizados pelos consumidores modernos. Considere utilizar materiais ecológicos, as embalagens recicláveis e reutilizáveis estão em alta.
Além disso, o design deve ser funcional, protegendo adequadamente o produto e sendo fácil de manusear e armazenar. Outra observação é nas texturas e acabamento do material. Use texturas, vernizes e relevos para adicionar interesse visual à embalagem.
4. Funcionalidade e Experiência do Usuário
A embalagem deve ser prática e funcional. Tenha atenção na abertura, fechamento e armazenamento, pois precisa proteger o produto também. Crie uma experiência memorável para o cliente ao abrir a embalagem, coloque camadas e fitas, os detalhes fazem a diferença e podem se tornar marketing orgânico, uma vez que as pessoas postam esses momentos em suas redes sociais.
5. Teste e Feedback
Crie protótipos físicos para avaliar o design, tamanho e usabilidade. Isso é indispensável para verificar o resultado da escolha de cores, tamanhos das fontes. Faça quantos testes forem necessários. Peça opiniões de pessoas fora da equipe de design, até a amigos e familiares. O que eles acham da embalagem? Precisa de alguma melhoria? Eles podem apontar erros, pontos negativos na usabilidade e até propor melhorias.
Criar embalagens interessantes é uma combinação de criatividade, funcionalidade e compreensão do público. Lembre-se de que a embalagem é uma extensão da sua marca e uma oportunidade de causar impacto.
O que a DYD faz?
Nossa empresa te ajuda a projetar toda a identidade visual da marca, proporcionando as melhores opções para destacar o seu negócio. Desenvolvemos a arte da embalagem do seu produto de acordo com o seu público-alvo, com a sua estratégia de marketing e também alinhamos com outros materiais que podem ajudar na divulgação do seu produto.
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